PROJETOS DESPORTIVOS
GIRA VOLEI
O Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde através do jogo simplificado (2×2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens.
E porquê?
-
Enquanto jogo condicionado no número e nas dimensões promove um maior número de contactos com a bola, criando condições para a criança aplicar as habilidades técnicas;
-
O facto de serem dois jogadores obriga a uma maior atenção e uma intervenção mais activa, melhorando a dinâmica de jogo e as relações de cooperação, tal facto incentiva a adopção de uma atitude dinâmica e participativa;
-
O passe possui argumentos técnicos singulares potenciadores da aprendizagem dos fundamentos de jogo, assim como constitui a técnica que mais facilita o contacto com a bola;
O Gira-Volei com as suas características desportivas básicas e indispensáveis constitui um meio formativo por excelência estimulando o desejo das crianças em se juntar ao projecto e em especial a obtenção de prazer e êxito no Voleibol.
GIRA PRAIA
Ano após ano, o voleibol de praia ganhou um lugar entre as modalidades mais praticadas durante o verão e na praia. No entanto, não se verifica a sua prática no seu principal elemento - a praia, durante o restante ano.
Desta forma e contrariando a actual sazonalidade da modalidade, em Portugal, a Federação Portuguesa de Voleibol irá aproveitar o excelente trabalho realizado com o Gira-Volei e aplicá-lo no Gira-Praia. Assim, no futuro, esta será a base da captação e detecção de talentos desportivos no voleibol de praia, ou seja, será o primeiro passo para a “profissionalização” do jogador de voleibol de praia, isto é, ser jogador de voleibol de praia o ano inteiro e não apenas de forma sazonal.
Além disso, este projecto destina-se a todos os atletas do Gira-Volei que pretendam dar continuidade ao seu trabalho numa vertente diferente, com um piso diferente e com mais gestos técnicos. Numa primeira fase serão convidados a aderir ao projecto vários centros Gira-Volei que reúnam condições logísticas (ou praias perto, ou caixas de areia) para o desenvolvimento do mesmo. Assim os atletas de Gira-Volei poderão experimentar o Voleibol de Praia enquadrados localmente pelos monitores de Gira-Volei, sob supervisão técnica da FPV.
VISÃO
• Detecção de talentos desportivos e seu encaminhamento para o voleibol de praia
• Fazer do voleibol de praia uma modalidade de prática contínua.
MISSÃO
• Criar vários pólos de voleibol de praia pelo país.
• Proporcionar condições que facilitem a aprendizagem do voleibol de praia.
OBJECTIVOS
• A crescente divulgação do voleibol de praia entre as crianças e jovens, nomeadamente junto dos que integram núcleos de Gira-Volei.
• A dinamização do voleibol de praia em locais de menor implantação, designadamente em regiões interiores.
• A rentabilização de recursos técnicos e logísticos.
• Captação e detecção de talentos desportivos no Voleibol de Praia.
• Dinamização da modalidade e aumento da sua visibilidade.
• Alargamento do projecto a todas as Instituições de Solidariedade Social.